Na quinta-feira (03), foi realizada a posse do Parlamento Jovem de 2025 na Câmara de Vereadores de Francisco Beltrão. A solenidade contou com a presença do presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Sigurd Roberto Bengtssonn, que destacou a importância do projeto na formação cidadã dos estudantes e reafirmou os compromissos do TRE com a democracia, como o combate à desinformação, a inclusão, a participação feminina na política e a promoção da paz nas eleições.
O Parlamento Jovem é promovido pelo TRE por meio da Escola Judiciária Eleitoral, em parceria com a Câmara Municipal e os Colégios Cívico-Militares Beatriz Biavatti e Vicente de Carli. Ao todo, foram empossados 17 jovens titulares e um suplente, que vivenciaram etapas como registro de candidatura, debates, campanha, votação em urnas oficiais e diplomação.
A coordenação local do projeto será do vereador Julio Spada. O próximo encontro está marcado para agosto, com a eleição da mesa diretora e início das discussões do regimento interno.
A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades municipais e educacionais, além de pais, professores e representantes da Justiça Eleitoral.